quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Vespa-do-mar, se ver uma nade...nade muito.












Tão bela como letal, a vespa-do-mar (Chironex fleckeri) é uma medusa cubozoária famosa pelo poder catastrófico de seu veneno que é tão poderoso que pode matar uma pessoa em 2 minutos, o que torna o resgate muito difícil. Somente um animal carrega veneno suficiente para matar aproximadamente 60 homens adultos.

A vespa-do-mar só vive nas águas do Oceano Pacífico, seus tentáculos medem até 3 metros, e seu corpo é do tamanho de uma bola de basquete. Seu veneno é liberado ao menor contato da pele com os tentáculos -mesmo que estes já não estejam mais ligados ao corpo da água viva-, ele se dissolve nos glóbulos vermelhos do sangue, causando parada cardíaca e respiratória.

O contato da vítima com seus tentáculos geralmente passa inadvertido e não deixa lesões visíveis; depois de alguns poucos minutos inicia-se a síndrome irukanjdi: um impressionante colapso generalizado na vítima: intensa dor em todo o corpo, a respiração se descontrola, o sistema linfático cessa, a pessoa desmaia e o coração começa a bombear intensamente até que, anestesiado, para de funcionar. Produz uma sensação de ardor tão intenso, como se te queimasses por dentro. O veneno neurotóxico, produz vários efeitos destrutivos, que atacam o sistema nervoso, o coração e à pele ao mesmo tempo.

Ao ser quase trasparente os banhistas não costumam notar sua presença. Morrem de ataque cardíaco ou afogadas antes inclusive que possam voltar à praia ou ao barco. É o ser mais letal da Terra, cujo veneno age mas rápido que o de qualquer serpente, inseto ou aranha. Seu veneno é 100 vezes mais potente que o da cobra, 500 vezes mais forte que o da caravela Portuguesa e 1000 vezes mais potente que o da tarântula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário