domingo, 25 de setembro de 2011

Scanner cerebral promete recriar cenas de um filme que você tenha assistido






Neurocientistas e pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, anunciaram esta semana uma maneira de scannear cenas do seu cérebro.


Segundo eles, descobriu-se um mecanismo capaz de recriar a atividade cerebral e reconstruir esta atividade usando imagens e clipes do Youtube. A equipe utilizou no experimento aparelhos de ressonância magnética funcional e dezenas de modelos computacionais que tinham a função de decodificar e reconstruir em seguida todas as experiências visuais que os voluntários tiveram assistindo a trailers de filmes. Os cientistas querem agora prosseguir com mais pesquisas para encontrar um modo de reconstruir os sonhos das pessoas.


Os participantes tiveram que assistir cenas de filmes, enquanto ficavam completamente imóveis. Ao mesmo tempo o scanner passava pelo cérebro registrando toda a atividade do córtex visual. As medições obtidas foram interpretadas por computadores: “Nós construímos um modelo que descreve como forma a informação sobre o movimento no filme, sendo mapeada a interpretação posteriormente no cérebro”, disse Shinji Nishimoto, em entrevista a Wired.


As pessoas assistiram a uma bateria de vídeos, testando em seguida a atividade cerebral. Um segundo conjunto de vídeos era usado para testar a teoria. Os pesquisadores tentaram prever qual seria a atividade cerebral que geraria as imagens com base nos padrões visuais da tela. O computador conseguia mesclar cerca de 18 milhões de vídeos aleatórios do Youtube para fazer a composição e comparação das imagens formadas.


Cerca de 100 clipes do Youtube foram selecionados como semelhantes às imagens captadas pelo scanner ao passar pelo cérebro e foram fundidos, formando vídeos embaçados, porém com uma grande proximidade do que estava sendo captado das ondas cerebrais. Estas imagens podem ser observadas no vídeo logo abaixo:





Nashimoto afirmou que antes de evoluírem nas pesquisas, é necessário compreender completamente o funcionamento do cérebro quando está assistindo vídeos. Esta nova tecnologia poderá um dia descobrir o que as pessoas que não podem se comunicar estão pensando e vendo dentro de suas mentes. Os pesquisadores afirmam que os entusiastas de novas tecnologias devem se acalmar, pois este é só o começo das pesquisas e estamos décadas de distância de encontrarmos uma máquina que transforme pensamentos em imagens de alta definição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário