terça-feira, 9 de agosto de 2011

Bem vindo exterminador do futuro!!

O mundo já estava meio saturado dos japôneses ficarem a todo tempo inventando novos robôs inúteis, que só sabem dançar, dar tchauzinho e masturbar seu dono. Mas o Grupo Hasegawa, no Instituto de Tecnologia de Tóquio, trouxe a nós uma nova máquina, que irá fazer os fãs do Exterminador do Futuro tremerem de medo: Um robô com raciocínio próprio.
Os robôs "comuns" são criados para resolverem tarefas específicas, sendo assim, não fazem nada além do que foram programados para fazer. Mas este novo protótipo, construído através de uma tecnologia chamada SOINN (algo como auto-organização incremental da rede neural), consegue resolver novos problemas, usando experiências passadas como base para obter a resposta necessária ao conflito atual. O que nos leva ao fato mais assustador: Ele consegue APRENDER. Veja o vídeo abaixo, onde é atribuído ao robô uma diferente tarefa, obrigando-o a tomar uma nova decisão:


Agora olhe para essa máquina, aparentemente inofenciva, e pense: O quão inteligente será a sua quinta geração? O que acontecerá com os trabalhadores quando essas máquinas forem produzidas em escala industrial (Já que o poder de decisão do homem não será mais necessário)? Pense no dia que eles ganharem braços, pernas, rostos...
Sim, nós não podemos parar de evoluir. Sim, mesmo que quiséssemos, não conseguiriamos parar de evoluir. Mas a balança da inteligência e sabedoria deve estar sempre equilibrada, e eu torço pra que no futuro ninguém cometa o erro de continuar com essa estupidez. Não quero parecer um "messias de esquina", mas guarde minhas palavras: Um dia, essas "coisas" serão homens melhores do que nós. 


P.S.: O robô também é conectado a um sistema web-enabled, que ele utiliza para acessar a internet e se comunicar com outros robôs, para pedir ajuda e concluir sua tarefa. O que é outro lado preocupante, pelo menos pra mim, pois a internet é praticamente uma rede infinita de informações. Imagina o quanto ele pode aprender?

Um comentário:

  1. concordo com seu comentário...por mim exterminava todo esse protótipo e toda a pesquisa junto...humanos já dão trabalho, imagina se virarem robos...

    obs...M.

    ResponderExcluir