segunda-feira, 4 de julho de 2011

Nave Espacial Nuclear Brasileira

Um projeto brasileiro para a fabricação de uma nave espacial de propulsão nuclear.

Por enquanto se trata apenas de um conceito em fase inicial de desenvolvimento que utiliza o projeto do avião hipersônico 14-X acoplado a um motor nuclear, mas que já conta com um desenho mostrando como poderá ficar a nave, que poderia ser mandada, por exemplo, à Lua.

O projeto 14-X já está em um estágio bem avançado, o que nos leva a ter esperanças num possível futuro sucesso da nave nuclear. Claro que uma nave deste tipo é cheia de riscos e antes de ir ao espaço o projeto deve estar bem maduro. Deve-se ser elevado o domínio de uma variedade enorme de tecnologias espaciais antes de levar o motor nuclear e depois o 14-X ao espaço, mas, só por existir este projeto, já faz com que nossos cientistas pesquisem ainda mais, descobrindo novas tecnologias que, independentemente do sucesso do programa espacial nuclear, em médio prazo, essas tecnologias, podem ser usadas em outros setores da sociedade. Entretanto, caso haja sucesso de fato, o salto tecnológico será absurdamente alto.

A ousadia do IEAv (Instituto de Estudos Avançados) é muito bem vinda. É este tipo de projeto que leva uma nação ao desenvolvimento.

Segundo o IEAv, o projeto TERRA (Tecnologia de Reatores Rápidos Avançados) visa garantir a opção de uso da tecnologia nuclear aplicada ao espaço quando esta for necessária. Além disso a tecnologia dos microrreatores espaciais precisa ser desenvolvida em todos os seus aspectos, razão pelo qual foi criado o projeto TERRA. 

Vejam a imagem artística sobre o 14-X acoplado ao propulsor nuclear:
Nave Espacial Nuclear Brasileira

2 comentários: