Meses de desespero cobriam a Itália de 1946. Um ano após o fim da II Guerra Mundial, o país segue arruinado pela desastrosa atuação de Mussolini no conflito. Os problemas de abastecimento são enormes, faltam até as matérias-primas mais básicas. Em meio a esse contexto, um confeiteiro chamado Pietro Ferrero resolve abrir um negócio para vender em potes uma receita antiga de creme de avelãs com chocolate. Chamada de giandula, essa receita do norte da Itália era consumida pelas pessoas como um alimento energético. Pietro batizou seu produto de Supercrema Ferrero e jogou num mercado consumidor absolutamente empobrecido. Um potinho de Supercrema poderia ser até considerado caro, mas o que atraía os clientes era a idéia de que ele era bastante nutritivo. Então valia a pena comprar um pote daqueles, uma vez que você ficaria alimentado por mais tempo.
Indubitavelmente o produto do Sr. Pietro foi um sucesso regional, no entanto ganhou o mundo graças a um outro Ferrero, Michele, filho (isso mesmo, na Itália Michele é nome de homem) do inventor do Supercrema. A primeira ação de Michele foi mudar o nome da mercadoria para Nutella, uma corruptela que mistura um sufixo em italiano com a palavra em inglês nut (noz).
Razoavelmente firmado no mercado mundial, o Nutella já tinha porte para ser o carro chefe de uma empresa que mais tarde traria ao mercado outros dois produtos lendários. O primeiro deles surgiu com uma idéia tão simples e ao mesmo tempo absurdamente genial. A criançada adora ovos de páscoa, certo? Então porque só vender ovos de páscoa em determinada data? Por que não criar um ovo de páscoa menor com um brinquedinho dentro, algo mais barato e disponível o ano todo? Pois bem, são idéias como essa que deixam empresários bilionários.
Tornando a usar o mesmo apelo do “não vendo doces, vendo algo nutritivo para as crianças”, a Ferrero criou um ovo e colocou um brinquedo dentro. Batizado de Kinder (criança em alemão) Sorpresa, o novo produto fez a festa da molecada e dos colecionadores que adoram esse tipo de quinquilharias. Porém, fale a verdade: não sendo moleque ou colecionador, duvido se você já não comprou um Kinder Ovo e ficou doido para montar o maldito brinquedinho!
Em todos esses anos é claro que a Ferrero lançou outros tipos de doces, tais como o Kinder Bueno e o fantástico Ferrero Rocher. No entanto o produto que completa a trinca criada pela empresa é outra iniciativa simples e genial. Se em 1969 alguém dissesse que queria criar uma nova balinha, muita gente diria que o mercado já estava saturado. Porém, e no mundo dos negócios tudo se resume a isso, que tal reinventar um conceito? Faça balinhas de menta bem pequenas e as coloque dentro de uma caixinha de plástico. Coloque um nome sugestivo (Tic Tac) e faça ótima propaganda, um modo perfeito de diferenciar o que em tese não tem nada para ser diferente. E uma das primeiras características exploradas pela publicidade do produto foi exatamente a tal caixinha e o barulho que os tic tacs fazem quando estão lá dentro:
Sem dúvida a Ferrero fez sua história à custa de criatividade e publicidade decente, as duas características que sempre transformam um pequeno negócio num império financeiro.
Curiosidades de Sobremesa
1 – Um importante instituto de pesquisas já posicionou a Ferrero como a marca mais confiável do mundo.
2 – O termo Rocher na marca Ferrero Rocher se refere à palavra rocha, em francês, provável referência ao formato e aspecto do bombom.
3 – A publicidade do Tic Tac afirma que a balinha tem menos de 2 calorias. Isso é verdade, eles só não dizem que ela tem exatamente 1.9 calorias.
4 – Sobre o barulho dos tic tacs na caixa ser usado como mote de propaganda, o mesmo esquema foi feito pela Zippo com o barulhinho que o isqueiro faz quando é aberto.
5 – 179 mil toneladas de Nutella são produzidas por ano só na Itália.
6 – Piadinha cretina que exemplifica bem como todo mundo adora os brinquedinhos do Kinder Ovo: Tinha três batalhões do Exército. O general, muito irritado, chega para o Primeiro e diz: – Quem comeu meu Kinder Ovo? E ninguém respondeu. O general mandou matar o Primeiro Batalhão inteiro. Chegando no Segundo Batalhão, o general perguntou a mesma coisa e, novamente, ninguém respondeu. Ele matou o Segundo Batalhão inteiro. No Terceiro, quando o general ia perguntar quem tinha comido o Kinder Ovo dele, um rapaz, imediatamente, falou que tinha sido ele. Aí o general falou: – Então me dê logo a surpresinha!
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