quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Mudança do Eixo da Terra – Evidência Incontestável
Aeroporto de Tampa Bay
USA/MUNDO – Em Tampa Bay, na Flórida, costa oeste dos Estados Unidos, cientistas constatam que o pólo norte magnético da Terra está, de fato, deslocando-se. Atualmente, o pólo Norte está se movendo em direção à Rússia a uma velocidade de cerca de 40 milhas por ano. A mudança pode ser medida em vários lugares mas é notável, especialmente, no contexto da navegação área porque atinge muito diretamente o âmbito das rotas de tráfego de aeronaves. Muda a inclinação do eixo, mudam as coordenadas geográficas.
O caso do aeroporto de Tampa Bay é exemplar: sua pista principal está fechada até 13 de janeiro para a redefinição dos indicadores numéricos que servem à sinalização das rotas. A mudança é necessária justamente por causa da mudança do pólo Norte magnético do planeta.
O fechamento desta pista (pista oeste) causa transtornos. A pista que está sendo utilizada, chamada pista leste, é mais próxima das áreas residenciais da localidade. A intensificação do barulho pelos aviões tornou-se um incomodo novo para moradores do local.
Note-se que o pólo Norte geo-magnético não se confunde
como pólo norte geográfico. O eixo de inclinação da Terra
passa próximo mas não exatamente sobre sobre o pólo Norte.
Segundo os padrões da navegação aérea, a pista que foi fechada localizava-se segundo as coordenadas 19R/1L. Agora, essa indicação tem ser alterada para 18R/36/L. Quando as mudanças forem implantadas nesta pista oeste, será a vez de fechar outras pistas para que os mesmos ajustes possam ser feitos.
As alterações estão sendo determinadas pela Federal Aviation Administration a fim de adequar o trânsito dos aviões ao fenômeno que a National Geographic News descreve como mudança gradual do pólo magnético da Terra. A inclinação do eixo, passando pelo núcleo deste orbe, definitivamente, já não é a mesma de décadas atrás. Meditemos...
FONTE: Shift of Earth's magnetic north pole affects Tampa airport.
TAMPA BAY News online – publicado em 05/01/2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário